18082021
EMPREENDORISMO E A INOVAÇÃO
O que acontece é que, se esse negócio não trouxer nada de diferente do que as empresas já existentes oferecem, suas chances de sucesso diminuem.
Ou seja, é recomendável buscar sempre a inovação ao iniciar uma empreitada, pois começar do zero e brigar com empresas que já estão há décadas no mercado é muito difícil.
Vale destacar que, para inovar, não é necessário ser um inventor e criar um produto mirabolante, completamente novo.
Às vezes a oportunidade está em criar um nicho em uma área bastante tradicional, buscar uma diferenciação na qual ninguém pensou antes.
DICAS PARA SEGMENTO IDEAL PARA EMPREENDER
1.Estude o mercado
Procure optar por um negócio que possui um mercado emergente e que ainda tem muito a ser explorado.
Nesse sentido, apostar em um nicho mais específico pode ser uma boa ideia, buscando uma concorrência mais baixa e um público mais segmentado.
2.Conheça seus pontos fortes
É mais fácil empreender em uma área que você já possui certo domínio para que não precise começar tudo do zero.
Pode ser interessante fazer uma lista com seus principais interesses e selecionar aquelas ideias que considera que têm mais chances de sucesso.
3. Avalie a sua capacidade de investimento e sua tolerância aos riscos
Alguns empreendimentos exigem um aporte inicial maior.
Se você não tem dinheiro suficiente para essa injeção de capital e possui receio de realizar empréstimos, talvez seja melhor optar por um modelo de negócio mais barato.
4. Encontre o seu diferencial
Em um mercado onde existem diversas soluções do tipo “mais do mesmo”, ter algum diferencial competitivo é algo fundamental.
Diversos setores pedem por inovação, então, apresente algo de criativo e tenha todo um público aos seus pés.
5. Foque na solução não no problema
A primeira pergunta que você deve fazer antes de se tornar um empreendedor é: o que esse produto/serviço agrega à vida das pessoas?
Quando tiver essa resposta, o seu negócio já tem um propósito para abrir as portas.
6. Utilize indicadores para a sua tomada de decisão
Os números não mentem.
Se você tem receio de investir em determinado tipo de negócio, procure pesquisar bem primeiro.
Faça um benchmark e veja se existem cases de sucesso no seu segmento.
Caso possua, é um forte indicador de que o seu nicho pode ser escalável e lucrativo.
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